STF condenar mais cinco réus por invasões do 8 de janeiro

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para condenar mais réus envolvidos nos atos de 8 de janeiro. O entendimento da maior parte dos membros da Corte é o mesmo do ministro Alexandre de Moraes, responsável pela relatoria do caso. Conforme publicou O Globo, o julgamento ocorre até esta segunda-feira (2), no plenário virtual.

De acordo com a publicação, estão sendo julgados agora pelo Supremo: Davis Baek, João Lucas Vale Giffoni, Jupira Silvana da Cruz Rodrigues, Moacir José dos Santos e Nilma Lacerda Alves. Juntas, as penas chegam a 71 anos em regime fechado.

Até o momento, acompanharam o relator e votaram a favor da condenação os ministros Edson Fachin, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Rosa Weber e Cristiano Zanin. Este último divergiu pontualmente quanto às penalidades a serem aplicadas contra os réus.

Os magistrados terão até 23h59 deste domingo para se posicionar. A defesa dos acusados puderam apresentar suas sustentações por meio de sistema eletrônico até o início da sessão virtual.

Pelo que relatou Moraes, as penas propostas são de 14 anos de prisão para Giffoni, Jupira e Nilma Lacerda; 12 anos de prisão para Baek; e 17 anos de prisão para Moacir Santos.

O processo contra Santos seria julgado no plenário presencial, assim como os primeiros três condenados pelo STF, mas não houve tempo durante as sessões.

Vicente Neto

Sou redator de notícias, estudante de Sistemas de Informação na UFC e apaixonado por tecnologia e cultura geek. Desde os 15 anos, quando assisti ao meu primeiro anime (Sword Art Online), mergulhei no universo dos animes, mangás e games. Além de programar, também me aventuro como designer gráfico e editor de vídeos nas horas vagas. facebook instagram x-twitter linkedin

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem