Taça Fares Lopes 2020 começa nesta quarta-feira; conheça os times do torneio


O mês está quase na metade, mas o futebol cearense ainda segue terminando o calendário de 2020. Geralmente realizada no segundo semestre, a Taça Fares Lopes começa nesta quarta-feira (13) e será realizada entre janeiro e fevereiro de 2021, como consequência da pandemia de Covid-19. Seis times brigam pelo troféu do torneio, e o campeão garante vaga na Copa do Brasil deste ano.

Campo Grande, Caucaia, Ferroviário, Floresta, Icasa e Pacajus disputam a competição. Será a edição com o menor número de equipes desde que o torneio adotou o nome atual, em 2010. O formato segue o mesmo dos anos anteriores, com todos os times se enfrentando em um mesmo grupo. Os quatro melhores avançam às semifinais, que definem os finalistas em jogos de ida e volta. A decisão ocorre em partida única, prevista para a primeira semana de fevereiro.

Caucaia é o atual campeão da Taça Fares Lopes — Foto: Lucas Barbosa

Caucaia é o atual campeão da Taça Fares Lopes — Foto: Lucas Barbosa

Das equipes que disputam o torneio, apenas o Campo Grande fará a estreia. Icasa, Floresta, Ferroviário e Caucaia já foram campeões, e o Pacajus nunca passou da fase de grupos. Para conhecer melhor cada time, o ge preparou um especial dos clubes da Taça Fares Lopes de 2020. Confira:

Campo Grande - Técnico: Fernando Novaes

O time da Região do Cariri é o novato na competição. Depois de ser rebaixado para a Série C do Campeonato Cearense, a equipe do técnico Fernando Novaes vai em busca do título do torneio para buscar uma vaga na Copa do Brasil. O clube jamais disputou um certame a nível nacional.

Para conquistar o objetivo, a equipe está treinando em Fortaleza, no Recreio Clube, na Lagoa Redonda. A presidência do Campo Grande realizou parceria com Davi Freire, que passou a ser o gestor do clube na capital. Os treinos seguem com o elenco montado para a competição sob o comando do técnico Fernando Novaes.

Campo Grande, time — Foto: Eslley Lopes

Campo Grande, time — Foto: Eslley Lopes

Caucaia - Técnico: Vladimir de Jesus

O atual vencedor do torneio vai em busca de repetir o feito na atual temporada e se juntar ao seleto grupo de bicampeões da Taça Fares Lopes. Comandado por Vladimir de Jesus, o Caucaia tenta garantir vaga em mais um torneio nacional em 2021, uma vez que o clube está classificado para a Série D do Campeonato Brasileiro.

Para o certame estadual, a Raposa Metropolitana veio se reforçando principalmente no fim do ano. Entre os reforços, está a volta do atacante Siloé, campeão da última Fares Lopes pelo Caucaia. A expectativa da equipe é que a taça da competição continue na Região Metropolitana de Fortaleza.

Treino Caucaia — Foto: Caucaia EC/Divulgação

Treino Caucaia — Foto: Caucaia EC/Divulgação

Ferroviário - Técnico: Francisco Diá

Apesar da Taça Fares Lopes ser válida pelo ano passado, a competição já é encarada pelo Tubarão da Barra como sendo o início da temporada 2021. Depois da eliminação da Série C do Brasileirão, a equipe coral passou por diversas mudanças. Além de chegadas e saídas do elenco, houve mudança na área técnica do clube. Saiu Marcelo Vilar e entrou Francisco Diá.

O Ferroviário tem um título da Taça Fares Lopes, em 2018, e a expectativa do time é voltar a conquistar o troféu, mas o discurso adotado tanto por comissão técnica quanto por elenco é de cautela, principalmente pela continuidade do trabalho de adversários como Floresta e Icasa. Entre os principais nomes, está o retorno do atacante Caxito, destaque coral na temporada 2019.

Treino Ferroviário — Foto: Lenilson Santos/Ferroviário AC

Treino Ferroviário — Foto: Lenilson Santos/Ferroviário AC

Floresta - Técnico: Leston Júnior

A atual sensação do futebol cearense também está de olho no bicampeonato da Taça Fares Lopes. Recém-promovido para a Série C do Brasileiro, o Floresta quer voltar à disputa da Copa do Brasil, e tem a conquista do torneio estadual como objetivo. Um dos favoritos ao título, o Verdão da Vila Manoel Sátiro chega com força para a competição.

Para o certame, a base utilizada será a mesma da equipe que disputa a fase da Série D, com o técnico Leston Júnior. A equipe foi campeã da Fares Lopes em 2017, atingindo a Copa do Brasil pela primeira vez na história no ano seguinte. Um dos destaques do time na temporada é o atacante Deysinho, artilheiro do Verdão com sete gols.

Jogadores do Floresta comemoram acesso à Série C; elenco também vai disputar a Taça Fares Lopes — Foto: Lucas Catrib/SVM

Jogadores do Floresta comemoram acesso à Série C; elenco também vai disputar a Taça Fares Lopes — Foto: Lucas Catrib/SVM

Icasa - Técnico: Washington Luiz

A ascensão do Icasa no cenário estadual tem como objetivo a retomada do time em competições nacional. Campeão da Série B do Cearense em 2020, a equipe garantiu o retorno a elite do futebol local em 2021, e também vai em busca do bicampeonato do torneio para disputar, pela quinta vez na história, a Copa do Brasil.

O Verdão do Cariri chegou ao lugar mais alto do pódio da Fares Lopes em 2014, e vem forte na briga pela taça. A base do time que disputou a Segundona do Estadual foi mantida, com o técnico Washington Luiz à frente. Entre os destaques do time, está o artilheiro da Série B do Cearense, o uruguaio Lázaro Zoppi.

Lázaro Zoppi, atacante do Icasa — Foto: Arquivo Pessoal

Lázaro Zoppi, atacante do Icasa — Foto: Arquivo Pessoal

Pacajus - Técnico: Roberto Carlos

Sem calendário desde o fim do Campeonato Cearense do ano passado, o Pacajus começa a se reorganizar para a temporada, uma vez que o fim da Taça Fares Lopes coincide com o início do Estadual de 2021. O time também tem novo comandante: o técnico Roberto Carlos, campeão do torneio em 2011 pelo Horizonte.

O elenco montado pelo Índio do Vale do Caju tem como objetivo superar a campanha de 2018, quando terminou em 5º lugar na Fares Lopes. Caso conquiste o título, que garante a vaga na Copa do Brasil, o Pacajus vai disputar, pela primeira vez na história, uma competição a nível nacional.

Um dos principais destaques da equipe está fora das quatro linhas: reforço na temporada 2020, o volante Michel, que tem passagens marcantes por clubes como Ceará e Vitória, será o primeiro auxiliar técnico de Roberto Carlos.

Time do Pacajus que vai participar a Taça Fares Lopes de 2020 — Foto: Pacajus EC/Divulgação

Time do Pacajus que vai participar a Taça Fares Lopes de 2020 — Foto: Pacajus EC/Divulgação


Tabela da primeira fase da Taça Fares Lopes de 2020

1ª rodada

ConfrontoQuandoLocal
Pacajus x Floresta13/1, às 15hMoraisão
Campo Grande x Icasa13/1, às 15h30Mirandão
Caucaia x Ferroviário14/1, às 15h30Raimundão

2ª rodada

ConfrontoQuandoLocal
Floresta x Campo Grande16/1, às 15h30Domingão
Ferroviário x Pacajus17/1, às 15h30Elzir Cabral
Icasa x Caucaia17/1, às 15h30Inaldão

3ª rodada

ConfrontoQuandoLocal
Icasa x Floresta20/1, às 15h30Inaldão
Caucaia x Pacajus20/1, às 15h30Raimundão
Campo Grande x Ferroviário20/1, às 15h30Mirandão

4ª rodada

ConfrontoQuandoLocal
Pacajus x Icasa23/1, às 15h30João Ronaldo
Floresta x Ferroviário23/1, às 15h30Domingão
Caucaia x Campo Grande23/1, às 15h30Raimundão

5ª rodada

ConfrontoQuandoLocal
Floresta x Caucaia27/1, às 15h30Domingão
Ferroviário x Icasa27/1, às 15h30Elzir Cabral
Campo Grande x Pacajus27/1, às 15h30Mirandão
Vicente Neto

Sou redator de notícias do site. Estudante de Sistema de Informação pela a UFC, curto animes, mangás e games desde os 15 anos, meu primeiro anime foi Sword Art Online. Sou programado e nas horas vagas design gráfico e editor de vídeos. facebook instagram x-twitter linkedin

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem